Entre os dias 2 e 10 de julho, acontece a 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que conta com um pavilhão inteiro dedicado a Portugal.

No ano marcado pelo bicentenário da independência do Brasil, Portugal é o convidado de honra da 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que se realizará entre os dias 2 e 10 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A participação portuguesa no evento tem como objetivo promover os autores portugueses, apoiar a cooperação entre editoras portuguesas e brasileiras, promover áreas adjacentes ao setor do livro, com particular destaque para a indústria gráfica, além de reforçar o conhecimento da cultura literária portuguesa no Brasil e de promover Portugal como destino de múltiplas experiências de turismo literário.

Portugal escolheu como mote para a sua participação a frase "É Urgente Viver Encantado", de Valter Hugo Mãe, um dos escritores portugueses mais conhecidos no Brasil e autor de obras premiadas. A comitiva contará com a presença de 21 autores portugueses, incluindo escritores de Países Africanos de Língua Portuguesa e de Timor-Leste. A eles juntam-se dois renomados chefs, Vitor Sobral e André Magalhães.

O Pavilhão de Portugal, onde será desenvolvida uma programação especial, conta com uma área de 500m2, que inclui um auditório, espaço de encontro por onde passarão os autores portugueses e brasileiros, uma livraria com cerca de 380 títulos de 208 autores, espaço multiusos com exposições e a réplica de um bondinho português, além de uma área destinada a programação infantojuvenil.

Organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a BILSP oferece uma programação multicultural que mescla literatura, gastronomia, cultura e negócios. Grandes nomes portugueses marcam presença nos espaços oficiais de programação do evento, como no Salão de Ideias, Arena Cultural, BiblioSesc, Cozinhando com Palavras e o Espaço Infantil.

Antes da abertura da Feira será realizada uma rodada de negócios, na qual estarão presentes 8 editoras portuguesas que participarão também de iniciativas promovidas no pavilhão de Portugal na BILSP.

Consulte a programação completa no site de Portugal na Bienal :  https://www.portugalbienalsp.com

  • Partilhe