@Rui Ochôa/Presidência da República Portuguesa
@Rui Ochôa/Presidência da República Portuguesa

 

Decorreu no dia 31 de julho, no Consulado Geral de Portugal em S. Paulo, a assinatura do Acordo que representa o compromisso para a participação de Portugal como país convidado de honra da  (BILSP), principal acontecimento literário no Brasil, que terá lugar entre 2 e 10 de julho de 2022.

O Acordo foi assinado por Vitor Tavares, Presidente da CBL e Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal em Brasília, em representação das entidades envolvidas na organização da participação nacional, Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no quadro de uma equipa interministerial que conta ainda com o Turismo de Portugal e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

A cerimónia foi presenciada, entre outras individualidades, pelo Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Nascimento, a Diretora Executiva da CBL, Fernanda Gomes Garcia, e a gerente de Relações Internacionais, Fernanda Dantas.

“É com muito entusiasmo que assino este Acordo. Ter Portugal como país convidado de honra na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, além de ser um privilégio, acontece em um momento muito especial. O ano de 2022 é o bicentenário da independência do Brasil, então temos muito o que celebrar juntos”, explica Vitor Tavares, presidente da CBL.

“Aceitamos com especial satisfação este honroso convite para ser o país tema da 26ª Bienal Internacional do Livro de S. Paulo, palco por excelência de difusão do conhecimento e de promoção de encontros e diálogos, que estamos empenhados em aprofundar em conjunto, num ano particularmente importante para o relacionamento entre Portugal e o Brasil” destaca João Ribeiro de Almeida, Presidente do Camões, IP.

Silvestre Lacerda, Diretor-Geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, refere que “Esta presença de Portugal enquanto país-tema, que considera uma honra, contribuirá certamente para uma maior divulgação da literatura portuguesa no Brasil, na qual a DGLAB se tem empenhado nos últimos anos, nomeadamente através do apoio regular à edição de autores portugueses no Brasil”.

A participação de Portugal na BILSP resulta do convite da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e tem como objetivo fortalecer a presença portuguesa no mercado editorial latino-americano, especialmente no Brasil, bem como ampliar a exportação de livros e direitos autorais entre Brasil e Portugal.

O país homenageado terá um pavilhão próprio, onde será desenvolvida uma programação literária, cultural, turística e de negócios, que possibilitará o intercâmbio entre escritores, editores e público em geral.

A participação de Portugal na Bienal de São Paulo tem ainda o objetivo de estreitar as relações e promover a cultura do convidado junto das mais de 600 mil pessoas que visitam este evento, que junta editoras, livrarias, distribuidoras e outros profissionais do livro.

O ano de 2022 deverá ser um ano muito relevante para o aprofundamento das relações bilaterais entre Portugal e o Brasil. O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, anunciou no início do mês, em Lisboa, por ocasião da visita do seu homólogo brasileiro, chanceler Carlos Alberto Franco França, a disponibilidade de Portugal se associar às comemorações do bicentenário da independência do Brasil.

 

228809075 2963610603926468 2578721835363809761 n

 @Rui Ochôa/Presidência da República Portuguesa

 

230555908 2963610640593131 1565596723229533491 n

@Rui Ochôa/Presidência da República Portuguesa

  • Partilhe