Teve hoje início o Plano de Capacitação PNAID - Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, dirigido aos técnicos das Comunidades Intermunicipais (CIM) e dos municípios (Gabinetes de Apoio ao Emigrante, Espaços Empresa ou outros serviços vocacionados para a área do empreendedorismo e investimento).

A primeira ação, com o módulo dedicado ao PNAID e ao Apoio ao Investidor da Diáspora, contou com 130 participantes de 40 municípios e das CIM de Terras de Trás-os-Montes, Alto Tâmega, Ave, Cávado e Tâmega e Sousa. Todo este território está coberto pela rede de Gabinetes de Apoio ao Emigrante.

Entre hoje e 24 de setembro decorrem sete ações de formação, distribuídas por região, envolvendo todo o território nacional continental (21 CIM, duas Áreas Metropolitanas, 278 municípios). Estas ações destinam-se a cerca de 900 participantes.

O Plano de Capacitação PNAID aborda matérias relacionadas com o apoio ao investimento e empreendedorismo da diáspora, com particular incidência nas áreas do Interior, e é ministrado pelas Secretarias de Estado das Comunidades Portuguesas e da Valorização do Interior, que tutelam o PNAID, e por diversos serviços do Estado, como o IAPMEI, I.P. - Agência para a Competitividade e Inovação, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., o Turismo de Portugal, a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o Banco Português de Fomento, a Autoridade Tributária, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Direção-Geral das Pescas e Assuntos Marítimos.

Mais informações disponíveis no site da PNAID.

  • Partilhe