As Embaixadas de Portugal e do Quénia em Brasília, em conjunto com a ONU no Brasil, irão organizar, nos próximos dias 16 e 17 de março, as Blue Talks, um evento em formato híbrido, contando com a participação na sessão de abertura (09h00) do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, e do Ministro do Meio Ambiente do Brasil, Joaquim Leite.

Está também confirmada a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes, na sessão de encerramento.

Esta será a primeira de várias iniciativas que mobilizarão todas as Embaixadas portuguesas nos preparativos para a II Conferência do Oceanos das Nações Unidas (UNOC), que terá lugar de 27 de junho a 1 de julho, em Lisboa, e cujos coanfitriões são os governos português e queniano.

As Blue Talks, na Embaixada de Portugal, serão constituídas pela já referida mesa de abertura (9h00 – 10h00) e por dois painéis:

  • 1.º Painel, em formato híbrido – 16 de março (10:30 – 13:00) – “Ligações entre ODS14 (Oceanos) e ODS6 (água potável e saneamento): comunidades de água doce e água salgada trabalhando em conjunto”, com a participação de Catarina Albuquerque, Presidente Executiva da Parceria Global Sanitation and Water for All e Relatora Especial da ONU para o direito à água potável e ao saneamento, entre 2008 e 2014.
  • 2.º Painel, em formato online – 17 de março (09h00 – 11h30) - “A abordagem All-Atlantic e a Amazónia Azul”, com um leque expressivo de especialistas brasileiros e portugueses envolvidos na All-Atlantic Ocean Research Allliance que promove o conhecimento científico e a capacidade de investigação em toda a bacia do Atlântico, incluindo pesquisa polar.

Este será um debate com forte cunho luso-brasileiro sobre temas fundamentais da atualidade, nomeadamente o papel vital dos Oceanos na regulação do Clima. O evento conta com o apoio da Organização das Nações Unidas. A mesa de abertura será também composta pelo Embaixador de Portugal, o Embaixador do Quénia, a Coordenadora Residente da ONU no Brasil e a Chefe de Delegação Adjunta da União Europeia.

O CAMINHO PARA A CONFERÊNCIA DOS OCEANOS PASSA POR BRASÍLIA!

Observações:

- credenciamento de jornalistas para cobertura presencial através do email brasilia@mne.pt;

- a língua principal dos tra

balhos será português, com tradução simultânea para inglês;

- Acesso virtuais ao evento:

- Canal da ONU Brasil (transmissão com som original em português) - https://www.youtube.com/watch?v=haqAeyYGiuY

- Canal do CCP Brasília (transmissão com tradução simultânea em inglês) -https://www.youtube.com/c/Cam%C3%B5esCCPBras%C3%ADlia

blue_talks.jpg

 

  • Partilhe