O Centro Internacional de Investigação do Atlântico – AIR Centre inaugura instalações com novas atividades de inovação em dois Estados do Brasil, no Rio de Janeiro e em Salvador da Bahia, em cerimónias que contam com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, juntamente com o Diretor do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – AIR Centre, José Joaquín Hernández-Brito, e de Maurício Guedes, Diretor de Tecnologia da FAPERJ no Rio de Janeiro e também membro da Direção do AIR Centre.


Os dois novos pólos do AIR Centre no Brasil vêm reforçar a afirmação internacional do AIR Centre, após o Reino Unido ter também assumido em julho a sua participação formal através do Centro Catapult de Oxford sobre aplicações de satélites, assim como ter designado o Professor Nick Veck, Diretor desse centro, como membro da direção do AIR Centre.


Na sexta-feira, dia 9 de agosto, foi inaugurado o “AIR Centre Rio de Janeiro”, no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, com o apoio da FAPERJ, a agência de financiamento para atividades de investigação e inovação do Estado do Rio de Janeiro. O “AIR Centre Rio de Janeiro” foi lançado em estreita colaboração com investigadores da UFRJ e empresas sediadas na Ilha do Fundão, designadamente com o professor Luiz Landau, Coordenador Geral do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE-COPPE/UFRJ), com atividades nas áreas de computação e aplicações diversas de âmbito científico e empresarial com impacto em segurança marítima, no apoio às pescas, na monitoração de padrões de mobilidade nas cidades, e no estímulo da biodiversidade e a gestão do risco.


A inauguração do “AIR Centre Rio de Janeiro” foi assinalada ao longo de uma conferência que contou com a intervenção do Ministro Manuel Heitor sobre “Interações Atlânticas: uma agenda de investigação inovação para as regiões Atlânticas”. Durante a sessão foi apresentado o Projeto-Piloto “Plataforma Integrada de Monitoramento e Observação Meteo-Oceanográfica para a Baía de Guanabara”, incluindo o acesso a infraestrutura de visualização científica do LAMCE-COPPE/UFRJ, a qual inclui simulação 3D, manipulação de dados geográficos em Tempo Real e Realidade Virtual e Aumentada. Interviu ainda na sessão a Reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, e José Carlos Pinto, Diretor Executivo do Parque Tecnológico da UFRJ.


Nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, é inaugurado o “AIR Centre Bahia”, numa conferência a decorrer nas instalações do SENAI-Bahia, em Salvador. O “AIR Centre Bahia” será lançado em estreita colaboração com investigadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, contando com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). Incluirá atividades nas áreas da observação da Terra e aplicações computacionais, incluindo o recurso a metodologias de inteligência artificial no apoio às pescas, na monitoração de padrões de biodiversidade e na gestão do risco. A conferência inclui a participação de vários investigadores e dirigentes portugueses.


O Brasil, enquanto país fundador do AIR Centre, assinou com Portugal, Espanha, África do Sul, Angola, Nigéria e Cabo Verde, a “Declaração de Florianópolis” em novembro de 2017, a qual foi determinante no lançamento e dinamização do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – AIR Centre, como uma instituição científica em rede, de natureza multipolar, orientada para reforçar a colaboração entre diferentes instituições, regiões e países, na integração das área do espaço, oceanos e alterações climáticas para promover o conhecimento sobre “Interações Atlânticas” e promover o desenvolvimento social e económico das regiões Atlânticas.


O AIR Centre inclui hoje operações em vários países e regiões atlânticas, com sede na Ilha Terceira, nos Açores, e instalações em Lisboa, tendo como Diretor Executivo José Joaquín Hernández-Brito. A direção inclui ainda Bruno Pacheco (Diretor de C&T dos Açores), como Presidente não-executivo, Maurício Guedes (Diretor de Tecnologia da FAPERJ no Rio de Janeiro), Nick Veck (Diretor do Centro Catapult de Oxford sobre aplicações de satélites), Cecil Masoka (Diretor de Cooperação do Ministério da Ciência e Tecnologia da África do Sul), K. Mosto Onuoha (Presidente da Academia das Ciências da Nigéria) e Carolina Rêgo Costa (da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal).

 

  • Partilhe