AVISOS: 

Importância do cancelamento dos atos consulares agendados quando o utente não pretende comparecer

O sistema de agendamento prévio online para serviços consulares nesta Embaixada pretende melhorar a organização do atendimento ao público. Assim, de forma a não prejudicar o normal funcionamento desta Secção Consular, chamamos a atenção para a importância do cancelamento dos atos consulares agendados quando o utente não pretende comparecer.

Para desmarcar um serviço consular agendado deverá escolher na página inicial a opção “Cancelar Agendamento” e introduzir o código de cancelamento recebido no e-mail de confirmação do respetivo agendamento. Posteriormente, o utente receberá novo e-mail a confirmar o sucesso do seu cancelamento.

Para efetuar o reagendamento de um ato — para o qual já tem agendamento válido por atender — para uma data posterior, o sistema questiona se pretende cancelar o agendamento anterior. Neste caso, o primeiro agendamento fica cancelado implicitamente (sem necessidade de inserir código de cancelamento) a favor da nova data. O utente receberá novo e-mail com os dados do agendamento atualizados.

Levantamento do passaporte não necessita de agendamento prévio

A partir deste momento, o levantamento do passaporte não necessita de agendamento prévio online. O atendimento para esse serviço consular irá decorrer, somente, de segunda a sexta, das 14h15 às 17h15, sendo obrigatória a apresentação do comprovativo da emissão/renovação do passaporte.

Frisamos que este atendimento sem marcação prévia destina-se exclusivamente ao levantamento de passaportes, e como tal, não serão atendidos outros serviços consulares sem agendamento.

Método de agendamento quando o utente pretende levantar o cartão de cidadão e fazer o passaporte no mesmo dia

A partir deste momento, os utentes que pretendem levantar o cartão de cidadão e fazer o passaporte, no mesmo dia, necessitam apenas de realizar agendamento para a emissão do passaporte.

Para os utentes que pretendem somente levantar o cartão de cidadão continua a ser necessário o agendamento para esse serviço consular.

  • Partilhe